A chegada de um novo ano nos leva a pensar em novas metas e objetivos. Confira algumas dicas para transformar as metas de Ano Novo em um ótimo exercício de autoconhecimento:
Dica #1
Criar metas a partir do que considera prioritário, garante que você coloque foco e energia no que realmente importa. Olhe para dentro, silencie para compreender as próprias emoções e faça um balanço do que realmente valeu a pena e o que deseja para o futuro. Ampliar a consciência para estabelecer objetivos é fundamental para evitar comparações e não se deixar influenciar por convenções sociais que podem não ter significado pessoal. Metas que estão de acordo com seus valores têm maior chance de sucesso.
Dica #2
Tenha certeza de incluir seu bem-estar e saúde no topo da lista de prioridades. Momentos de autocuidado, descanso, entretenimento, conexão social e com a natureza são essenciais para nossa saúde mental. Estes hábitos favorecem as funções cognitivas e os aprendizados, aumentando nosso potencial produtivo e a nossa capacidade de lidar com as próprias emoções. Assim, garanta esses espaços no seu planejamento diário e encare o desafio de colocar limites no tempo dedicado às demandas, equilibrando a vida pessoal e profissional.
Dica #3
Lembre-se: para cuidar dos outros, precisamos estar bem. É comum nos dedicarmos às pessoas que amamos, e, no ímpeto de ajudar o outro, acabamos por desrespeitar nossos próprios limites. Dessa forma, negligenciamos os momentos de descanso que são fundamentais para a nossa saúde mental. É importante perceber o próprio estado físico e emocional para compreender quando é preciso estabelecer limites saudáveis nas relações.
Dica #4
Após estabelecer seus objetivos, reflita sobre o melhor caminho para te levar lá. Analise o cenário e as possibilidades; entenda as ferramentas, processos e pessoas que podem colaborar nessa jornada. Uma dica de ouro é honrar o seu talento, experiência e conhecimento, e utilizá-los da melhor forma possível no espaço de tempo – recurso tão precioso e limitado. O planejamento deve contar com etapas bem definidas e prazos claros, contudo, é importante compreender que uma estratégia deve ser viva e ajustada sempre que necessário.
Dica #5
Também é importante manter em mente nossos avanços, compreender que os grandes feitos são realizados passo a passo – inclusive com alguns tropeços. Ao vibrar com as pequenas conquistas, nos alimentamos dos sentimentos positivos, recompensas emocionais que nos estimulam a seguir em frente em busca dos objetivos.
Perceber cada passo dado também nos ajuda a adotar uma postura mais justa com nós mesmos. É preciso reconhecer as dificuldades pessoais com acolhimento e naturalidade, evitando comparações e cobranças excessivas. A autoexigência e a sobrecarga mental limitam nossa capacidade de tomar decisões e nosso potencial para lidar com os desafios do dia a dia.