O projeto Ame sua Mente na Escola visa estabelecer uma nova cultura sobre saúde mental no ambiente escolar e, assim, trabalhar a prevenção dos transtornos mentais na juventude, a redução dos estigmas e a resolução de questões de saúde mental relacionadas ao processo de aprendizagem.
O Ame sua Mente na Escola é realizado por meio de parcerias com organizações fomentadoras do tema. Durante o triênio de 2020, 2021 e 2022, a Associação Umane e Instituto ABCD apoiaram o projeto de modo a construir um modelo eficaz, exequível, escalável e sustentável de formação em saúde mental junto a educadores de escolas públicas do estado de São Paulo.
Atualmente, viabilizado por um pool de doadores, o projeto contempla aproximadamente 1500 unidades escolares. A iniciativa está sendo implementada na rede de ensino do estado de São Paulo por meio da parceria entre o Instituto e a Secretaria de Educação do estado de São Paulo (SEDUC-SP)/ Escola de Formação dos Profissionais da Educação (EFAPE).
O curso também está impactando 85% da rede municipal de ensino da cidade de Santos por meio da colaboração entre o Instituto e a Secretaria de Educação Municipal da cidade.
*DRE – Diretoria Regional de Educação
Por meio de aulas produzidas por especialistas do próprio Instituto, queremos ampliar o grau de conhecimento do educador sobre estratégias de manejo, prevenção e redução de estigmas dos transtornos mentais, além de melhorar a saúde mental do próprio profissional de educação.
Veja o resultado da pesquisa realizada com participantes durante 3 anos do projeto.
Clique aqui e confira
82,2% das escolas identificaram mudanças positivas na forma como o tema da saúde mental é tratado e abordado, após passarem pelo projeto;
98% indicariam a formação para um colega da educação;
86,6% das escolas participantes atribuíram ao projeto um ganho médio ou alto de conhecimento em saúde mental. Entre as escolas que tiveram mais membros da equipe formados e/ou exposição maior ao projeto, este percentual chega a 100%;
71,1% passaram a identificar possíveis casos de saúde mental entre os alunos;
64,4% melhoraram a forma como manejam e lidam com os casos;
61,7% tiveram suas percepções sobre saúde mental transformadas.
Essa tecnologia social também está sendo objeto de pesquisa científica do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), uma das maiores iniciativas acadêmicas nacionais, que reúne pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade de São Paulo (USP).
Todos os conteúdos produzidos pelo Instituto Ame sua Mente possuem base científica, adaptada para uma linguagem simples, de forma a facilitar a sua compreensão, bem como, democratizar o tema. A proposta é que os materiais possam ser interativos, em formatos que garantam o letramento em saúde mental.
Por que o Ame sua Mente na Escola é importante?
- 75% dos transtornos mentais aparecem antes dos 24 anos;
- 50% dos casos surgem até os 14 anos.
A presença de problemas de saúde mental em crianças e jovens sem o tratamento adequado pode provocar consequências imediatas, como atrasos na leitura, déficit de aprendizagem, repetência e evasão escolar, além de comprometer a vida adulta em seus diversos aspectos.
No Brasil, apenas 20% dos jovens com transtornos mentais recebem tratamento. Este cenário, em boa parte, é resultado da falta de conhecimento e do estigma em torno do assunto.
Menu de conteúdos
Selos e Certificações
Apoio
Newsletter
Assine a newsletter e receba conteúdos qualificados sobre saúde mental no seu e-mail.
Faça parte desse movimento #amesuamente