É muito comum focar nossas vidas em grandes objetivos. Afinal, quando temos notáveis conquistas, recebemos uma quantidade incrível de reconhecimento, não é mesmo? Atingir grandes metas nos faz sentir bem, aquela sensação gostosa de que somos bem sucedidos. Esses objetivos maiores, claro, são importantes, mas o que dizer das pequenas vitórias? Será que elas são irrelevantes?

Embora a maioria das pessoas não consiga dar importância para as pequenas vitórias, elas são essenciais não apenas na conquista dos objetivos maiores, como também na manutenção da nossa saúde mental.

O que são pequenas vitórias?

Muitas vezes não percebemos, mas, diariamente, estamos rodeados de pequenas vitórias. Na verdade, essa é a grande vantagem deste tipo de vitória: ela pode surgir praticamente em qualquer lugar. Quer ver?

Faça um exercício simples. Pense na sua semana, por exemplo, ou mesmo no seu dia. Agora liste todas as tarefas realizadas por você.. Não precisa ser nada grandioso ou que tenha mudadoa sua vida; coisas simples como fazer alguém se sentir melhor ou algo que deixou seu dia mais produtivo são atividades muito valiosas..

Alguns exemplos de pequenas vitórias que você pode observar no seu dia a dia:

  • Arrumar a cama, deixando assim seu espaço mais organizado;
  • Beber água para se manter hidratado;
  • Ficar feliz por ter uma geladeira cheia de comida;
  • Terminar seu trabalho do dia;
  • Tirar um tempo para meditar;
  • Completar qualquer exercício físico, não importa a intensidade ou o tempo;
  • Falar com alguém sobre como está se sentindo;
  • Ler páginas de um livro;
  • Diminuir seu tempo de tela;
  • Olhar-se no espelho e perceber características que gosta em si mesmo;
  • Levantar um pouco mais cedo;
  • Ajudar uma outra pessoa a executar uma tarefa;
  • Doar alimentos da sua despensa que provavelmente você não irá comer;
  • Fazer um plano de alimentação;

Enfim, a lista de pequenas vitórias pode ser interminável. Porém, coisas que fazemos no dia a dia, muitas vezes, não trazemsatisfação imediata, por isso acabamos deixando de lado.

A nossa mente trabalha muito bem com mecanismos de recompensa. O nosso cérebro até libera um hormônio chamado dopamina quando sentimos que ganhamos algo a partir de uma ação. No entanto , nem sempre reconhecemos as pequenas vitórias, já que o cotidiano acaba amortecendo um pouco essa sensação. Mais do que realizar pequenas tarefas é importante saber reconhecê-las como vitórias, por menores que elas possam parecer. Se constantemente menosprezamos as nossas realizações diárias porque estamos muito focados em transformá-las em grandes feitos, nunca nos sentiremos verdadeiramente realizados.

No livro, As coisas que você só vê quando desacelera: como manter a calma em um mundo frenético, o autor Haemin Sunim explora com bastante propriedade a importância de diminuir o ritmo para justamente tranquilizar os pensamentos, cultivar a calma e dar atenção a essas pequenas vitórias. Conforme explica o autor, a forma como percebemos o mundo é um reflexo do que se passa em nossa mente. Quando nossa mente está alegre e compassiva, o mundo também está. Quando ela está repleta de pensamentos negativos, o mundo parece sombrio. E quando nossa mente descansa, o mundo faz o mesmo.

Um dia de cada vez

Nossos hábitos influenciam diretamente nossa saúde mental. Por isso é tão importante aprender a viver um dia de cada vez, especialmente quando estamos diante de transtornos como a ansiedade e a depressão.

Para ficar claro como é necessário desacelerar e focar em nossas pequenas vitórias, pense em uma longa lista de tarefas. Só de pensar que “há tanta coisa para fazer” é muito provável que você se sinta oprimido e até incapaz de realizar tudo. Então, que tal eleger poucas prioridades e ir cumprindo uma tarefa de cada vez. Essas pequenas vitórias te ajudam a seguir com a sua lista e finalizar tudo o que você precisa.

A celebração de pequenas conquistas nos deixa entusiasmados e felizes. Então, por que não identificar uma abundância de coisas para celebrar em nossas vidas? Ao final, são as pequenas vitórias que nos mantêm motivados para enfrentar os maiores desafios.

Quando falamos em pequenas vitórias, no entanto, não queremos desconsiderar a jornada de quem está lidando com um transtorno mental. Muitas vezes, pode parecer um pouco mais difícil reconhecer esses processos. Nessas horas, distrair a mente de pensamentos obsessivos pode ser um começo para conseguir olhar para as pequenas vitórias com mais entusiasmo. Ler um livro, fazer uma atividade que se gosta, conversar com um amigo ou meditar são alguns dos caminhos para tranquilizar a mente.

Pequenas vitórias e positividade tóxica

Vivemos em um tempo onde a felicidade se transformou em uma verdadeira obsessão. Com a influência das redes sociais, muitas pessoas se sentem obrigadas a ser felizes quando não estão. A diferença entre reconhecer as pequenas vitórias e entrar em um ciclo de positividade tóxica está justamente em identificar o que é projeção versus o que é real.

Sim, é algo bastante complexo, mas também pode se tornar simples. Reconhecer pequenas vitórias não significa “dourar a pílula” ou fazer das coisas algo maior do que elas são. É somente saber observar as coisas como elas são e reconhecer que elas trazem benefícios para a nossa vida como um todo.

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente