Ano novo, vida nova: veja como aproveitar o período das férias para desenvolver novos hobbies.
Nossa mente precisa de uma variedade de estímulos para se desenvolver e funcionar plenamente. Dessa forma, novas conexões mentais acontecem em nosso cérebro, que passa a ter mais referências, favorecendo o pensamento criativo e a saúde mental.
Quando vivemos com uma rotina muito maçante e não abrimos espaço para o novo em nosso dia a dia, acabamos vivendo no “modo automático”. E isso acaba afetando principalmente o nosso cérebro.
Mas por que é tão difícil sair da mesmice?
Por natureza, nosso cérebro busca economizar energia. Esse é um mecanismo baseado no instinto de sobrevivência, pois podemos precisar dessa energia para alguma situação extrema. Daí, nossa tendência em agir sempre da mesma forma e buscar situações a que estamos acostumados.
A rotina também nos proporciona bem estar e benefícios à saúde mental, já que a previsibilidade, gera uma sensação de estabilidade e segurança, o que reduz o estado de alerta e o nível de estresse e ansiedade.
Um estudo realizado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, revelou que a adoção de novos hobbies fortalece nossa saúde mental. Até mesmo atividades mais simples, como escrever com a mão não dominante ou fazer de outra maneira algo que estamos acostumados, são boas práticas para exercitar nossa mente e estimular novas conexões, contribuindo, assim, para a longevidade do nosso cérebro.
Dicas de atividades para experimentar
Tente se dedicar a algo novo que te faça bem, sem julgamentos; Quem sabe você descobre um novo hobby. Veja algumas ideias de atividades que trazem relaxamento, animação ou concentração:
Atividades físicas, como musculação ou danças;
Desenvolvimento artístico, como pintura ou escultura;
Práticas domésticas, como cuidar de plantas ou cozinhar;
Estímulo cognitivo, como leitura, a escrita ou um novo idioma;
Escolha uma prática que você se identifique e que te traga satisfação. A ideia é justamente sair do piloto automático e criar momentos de leveza e tranquilidade. Permita-se! Esses momentos despretensiosos, nos trazem equilíbrio mental e estimulam o autoconhecimento, a criatividade e a motivação.
Abra espaço para o novo
Visitar novos lugares e conhecer novas pessoas também aguçam a curiosidade e ampliam o repertório. Aproveite o tempo livre para descobrir o que te faz bem. Volte o foco para si mesmo, antes que os cuidados com os outros e as tarefas mais práticas te atropelem.
O início de um novo ciclo é sempre uma boa hora para se reorganizar, criar novos hábitos, inserir novas abordagens e elementos em seu cotidiano. Certifique-se de que, neste planejamento, haja espaço para atividades que têm por objetivo único e exclusivo o prazer.
Sabemos que essa iniciativa pode ser um desafio em meio a uma cultura de excesso de informação e supervalorização da produtividade. Porém agora, você já sabe que vale a pena abraçar essa causa, sem culpa: ano novo, vida nova.